segunda-feira, 22 de setembro de 2008

III Semana a distância - Atividade: Leitura online

a) Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/, vá ao link “educação inovadora” e leia o texto Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias, do professor José Manuel Moran.
b) Depois da leitura, produza um texto destacando os pontos mais relevantes abordados pelo autor.
c) Salve o texto em sua pasta/portfólio e socialize-o aqui neste espaço.

Boa leitura!
Regina Coeli

16 comentários:

Anônimo disse...

Diante das pesquisas do professor especialista em educação;vem uma grande preocupação quanto aquele professor transmissor de conhecimento e o professor inovador,criador que pretende formar alunos,que sejam capazes de acompanhar esse mundo desenfreado,tendo que estar aptos a esas tecnologias tão abrasadoras que a cada dia nos supreendem com novas descobertas.

Cabem as secretarias de educação elaborarem e serem flexiveis quanto aos curriculos,onde o professor entrará como adaptador,integrando de forma clara e criativa sabendo dividir de forma suscinta espaço e tempo usando os meios tecnologicos que lhes rodeiam.
Carminha Soares.

Anônimo disse...

Com o avanço da tecnologia os professores e funcionários da universidade e das escolas terão que acompanhar esse desenvolvimento que so traz benefícios, mais para acompanhar essa inovação os professores tem que refazer seus conceitos e implantar um padrão de ensino com inovações e voltado para o lado tecnológico como por exemplo levar
os alunos para a sala de computação e aplicar atividades ou trabalhos com pesquisa na internet para que o aluno desenvolva um aprendizado de qualidade e cada vez mais aperfeiçoado.

Anônimo disse...

Novas tecnologias na educação
O uso da tecnologia na educação geralmente tem acontecido como uma ilustração do conteúdo visto em sala de aula. Elas não foram, na maioria dos casos, inseridas como uma nova forma de aprendizado. A escola como organizadora e certificadora principal do processo de ensino aprendizagem deve ter seus docentes preparados para administrar e integrar vários espaços de aprendizagem. O professor deve ser capaz de utilizar as novas tecnologias como ferramenta expressiva de aprendizagem. Mesmo em aulas presenciais, ele de integrar uso de tecnologias (como vídeo, computador, internet e outros instrumentos tecnológicos) com a ida a laboratórios de informática e com momentos virtuais extra-sala de aula e ainda com experiências de aplicação de projetos na realidade que o aluno vive. Para isso o professor deve estar tecnológico e didaticamente preparado. É seu papel orientar atividades que preparem os alunos para organizar a enxurrada de informações recebidas através das mídias e os tornem capazes de compreendê-las e sintetizá-las. Os professores devem também orientar atividades que desestabilize essa síntese elaborada para reelaborá-la e assim avançar.
Portanto tendo como fato as mudanças na sociedade provocada pelos avanços tecnológicos é necessário repensar o currículo em todos os níveis de ensino, principalmente no ensino superior. O tempo e as atividades das aulas presenciais devem ser mais flexíveis e integradas com as atividades virtuais.

Augusto César de Sousa
augustomarelli@hotmail.com
augusto.marelli@gmail.com

Anônimo disse...

De acordo com o prof. Moran a tecnologia vem ganhando bastante espaço nas escolas e universidades. Vem criando novos desafios didáticos dentro do ensino aprendizagem, esperam-se com isso mudanças na educação. Surge novas oportunidades dentro da educação on-line, permitindo que o aluno desenvolva melhor seu potencial dentro das novas tecnologias, dentro desse espaço de facilidades. O professor amplia e organiza suas atividades, saindo de dentro de quatro paredes e um quadro de giz, já que o aluno não aceita mais esse ambiente chamado sala de aula, e sim uma aula voltada para seu mundo. O professor precisa correr para acompanhar seus alunos já que os mesmos conquistaram o seu espaço na internet, e muitos professores são leigos no assunto. É importante que cada professor reflita sobre o tempo e o espaço tecnológico na sua vida profissional, enserindo assim sua extra classe nos cursos tecnológicos.-
Erismar Ferreira

Anônimo disse...

As universidades e escolas passam por grandes desafios trazidos pela Internet e as novas tecnologias.Cabe ao professor consciente de suas responsabilidades como educador entender melhor a importância da Internet na sua prática docente,pois quando bem utilizado o computador pode melhorar significativamente o ensino-aprendizagem.Hoje,o ensinar é muito mais complexo.O professor não deve ser apenas detentor/transmissor de conhecimentos.Ele deve empregar todas as ferramentas disponivéis para obter uma educação de qualidade e interação.Para isso ele deve ser bem capacitado nesse mundo avassalador de informações e a escola dispor de meios dele desempenhar seu trabalho com competência,pois ninguém ensina o que não aprendeu e como resultado de todo esse processo toda a sociedade sai ganhando.

Anônimo disse...

A inserção da tecnologia na educação traz como um todo um gerenciamento educativo mais amplo e complexo capaz de gerir atitudes consubstanciadas num grupo e fora dele, num meio individual. Tais conhecimentos, adquirido em um grupo ou fora dele, quando bem sistematizado, dar margem a um aprendizado mais consistente. Como exemplo pode-se observar que a utilização de CDs, DVD, data shows e internet requerem espaços de trabalhos dentro ou fora de uma sala de aula. Espaços estes, quando bem planejado pelo professor, garantirão o aprimoramento pedagógico e uma maior elasticidade amplitudinal do meio educativo, já que este deixa de ser em um espaço físico específico (a escola). A possibilidade de ampliação pedagógica conectada a tecnologia perpassa por capacitação e aprimoramento de conteúdos (redefinição de aulas teórica) do professor buscando atrelar seus estudos acadêmicos com a problemática do ensinar.
Porém, a busca de um novo modelo educacional apoiado num contexto tecnológico sem um aparato estrutural da escola e do professor (incluindo seus salários) não produzirá o fim específico. Neste caso, a tecnologia sem bases estruturais educacional levará a uma espécie de dissonância democrática.

Anônimo disse...

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias


O texto de Moran" Os novos espaços de atuação do ,educador com as tecnologias, discorre sobre a evolução tecnológica nos dias atuais, analisando como essas inovações estão afetando a organização do sistema educacional e o próprio processo de ensino aprendizagem. Examina como todo esse contexto se constitui em grandes e específicos desafios para os professores que geralmente se encontram despreparados para o uso de tais tecnologias. Após uma análise rigorosa e crítica da postura do professor e da escola frente a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem, enfoca que uma das tarefas mais importantes das universidades, escolas e secretarias de educação é planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo de presença física em sala de aula e o tempo de aprendizagem virtual e como integrar de forma criativa e inovadora esses espaços e tempos.
Segundo Moran, os professores precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma inovadora e equilibrada o 1º espaço é o de uma nova sala com mais recursos e dinamicidade, o 2º espaço é um laboratório conectado com a internet para desenvolver atividades de pesquisa e domínio das tecnologias.Atividades essas que ampliam em ambientes virtuais de aprendizagens( terceiro espaço) que enriquecemm a aprendizagem á`medida que oferecem uma comunicação e produção à distância individuais, em pequenos grupos ou em conjunto, trazendo novas experiências e grandes descobertas para os aprendizes e espaços e tempo de contato com a realidade, de experimentação e de inserção em ambientes profissionais e informais, constituindo o 4º espaço. Para Moran os cursos de formação, precisam urgentemente ampliar o conceito de integração de reflexão e ação, teoria X prática sem confinar essa integração apenas no estágio de fim de curso. De acordo com o autor, todo currículo pode ser pensado em inserir os alunos em ambientes próximos da realidade que ele estuda para que possam praticar o que aprendem na teoria. Na sua interpretação, ensinar com as novas mídias será uma revolução
se mudarmos os paradígmas convencionais e explorarmos todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia para dar aos alunos acesso ao conhecimento e prepará-los uma vida de aprendizagens e descobertas com o domínio das habilidades e ferramentas de pesquisa oferecidos atualmente, para que possam fazer uso consciente e responsável delas.

Anônimo disse...

O texto aborda uma realidade que encontramos nas nossas escolas, aulas com metodologia arcaicas que não prende atenção e não desperta a curiosidade dos nossos alunos e mesmo aqueles professores que procuram inovar e utilizam ferramentas tecnológicas na maioria das vezes utilizam de maneira errada, limitando a capacidade desses instrumentos, ou seja, utilizando apenas para “enfeitar” ou “melhorar” a compreensão dos assuntos expostos.
O autor deixa claro que as salas de aula devem mudar, devem ser dotadas de maior tecnologia, ligando o aluno ao outros espaços que podem ajudar na construção do conhecimento e ainda informa que o simples aparato tecnológico não é suficiente para tal fim, isso só será realidade quando os profissionais do magistério estiverem capacitados para desenvolver e organizar atividades que integre os espaços de fora da sala de aula, as salas de aulas tradicional. Exemplo a internet que nos oferece a possibilidade de recursos para o desenvolvimento de atividades à distância – conferencia, blog chat foram etc. – encurtando a distância entre professor e aluno

Anônimo disse...

O texto aborda uma realidade que encontramos nas nossas escolas, aulas com metodologia arcaicas que não prende atenção e não desperta a curiosidade dos nossos alunos e mesmo aqueles professores que procuram inovar e utilizam ferramentas tecnológicas na maioria das vezes utilizam de maneira errada, limitando a capacidade desses instrumentos, ou seja, utilizando apenas para “enfeitar” ou “melhorar” a compreensão dos assuntos expostos.
O autor deixa claro que as salas de aula devem mudar, devem ser dotadas de maior tecnologia, ligando o aluno ao outros espaços que podem ajudar na construção do conhecimento e ainda informa que o simples aparato tecnológico não é suficiente para tal fim, isso só será realidade quando os profissionais do magistério estiverem capacitados para desenvolver e organizar atividades que integre os espaços de fora da sala de aula, as salas de aulas tradicional. Exemplo a internet que nos oferece a possibilidade de recursos para o desenvolvimento de atividades à distância – conferencia, blog chat foram etc. – encurtando a distância entre professor e aluno

Anônimo disse...

O texto aborda uma realidade que encontramos nas nossas escolas, aulas com metodologia arcaicas que não prende atenção e não desperta a curiosidade dos nossos alunos e mesmo aqueles professores que procuram inovar e utilizam ferramentas tecnológicas na maioria das vezes utilizam de maneira errada, limitando a capacidade desses instrumentos, ou seja, utilizando apenas para “enfeitar” ou “melhorar” a compreensão dos assuntos expostos.
O autor deixa claro que as salas de aula devem mudar, devem ser dotadas de maior tecnologia, ligando o aluno ao outros espaços que podem ajudar na construção do conhecimento e ainda informa que o simples aparato tecnológico não é suficiente para tal fim, isso só será realidade quando os profissionais do magistério estiverem capacitados para desenvolver e organizar atividades que integre os espaços de fora da sala de aula, as salas de aulas tradicional. Exemplo a internet que nos oferece a possibilidade de recursos para o desenvolvimento de atividades à distância – conferencia, blog chat foram etc. – encurtando a distância entre professor e aluno

Unknown disse...

A sala de aula deve ser um espaço de integração, em que professor e tecnologia possam conviver sem conflitos, afinal o computador ou qualquer outra tecnologia são apenas ferramentas. Portanto é professor que dará as diretrizes do seu uso. Se as tecnologias na sala de aula forem usadas apenas como substituição do quadro, a aula continuará a mesma mesmisse de antes.
É necessário que o professor esteja aberto aos novos desafios que o mundo tecnológico impõe e isso exige capacitação. Assim como é preciso que as nossas escolas estejam dotadas de infra-estrutura. Pois não adiantará nada só a vontade do professor.

Anônimo disse...

De acordo com o texto do professor José Manuel Moran (especialista brasileiro no uso da Internet em sala de aula), temos como destaque o uso das novas tecnologias nas escolas. Os professores necessitam ser capacitados para usar os novos recursos tecnológicos, bem como ter acesso a essa tecnologia e um espaço equipado para trabalhar com seus alunos, isso mudaria sua didática de ensino. Com o uso da Internet e outras tecnologias surgem novas possibilidades de organização das aulas e dessa forma os alunos estariam bem interessados em aprender os conteúdos (das disciplinas) de forma prática e teórica. Assim, para que aconteça uma mudança na educação não adianta apenas investir nos recursos tecnológicos, mas de modo geral na capacitação, na qualificação e melhores condições de trabalho para o educador.

Anônimo disse...

Atividade III
Resumo do texto: "Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias”
Autor: José Manoel Moran
Com base no texto de Moran, fica mais do que claro a necessidade da nossa atualização no que diz respeito às tecnologias impostas pela mídia, principalmente a internet, recurso mais utilizado hoje em todo mundo. Tendo acesso aos mais variados e modernos recursos tecnológicos, nossos alunos já não aceitam as aulas monótonas e ultrapassadas. Embora se tenha colocado novas tecnologias nas Universidades e escolas, a sua utilização ainda é quase nula, servindo mais para ilustrar conteúdos do que criar desafios. As inovações trazidas pelos meios de comunicações como o rádio, a televisão e o cinema, sem sombra de dúvidas, trouxeram novos desafios em termos de conteúdos o que gerou uma expectativa de mudanças na educação, mas, segundo o autor, muito pouco se inovou. O computador também chegou como uma ferramenta muito útil e rápida na feitura de textos, mas é a internet a fantástica evolução tecnológica, pois ainda que a escola permaneça como detentora de ser a responsável pela organização e certificação do processo ensino-aprendizagem, sabemos o quanto a internet tem favorecido esse processo, trazendo novos desafios pedagógicos para a educação. Segundo Moran, educar com qualidade implica em se ter acesso a competência para organizar e gerenciar as atividades didáticas em pelo menos quatro espaços: uma nova sala de aula (predominando a organização e planejamento didáticos); o espaço do laboratório conectado (visitas constantes ao laboratório de informática); a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (combinar momentos de aulas presenciais e a distância) e inserção em ambientes experimentais e profissionais (trazer para a sala de aula, casos, projetos do cotidiano, experiências). Entende-se que essa nova era do uso da tecnologia nos espaços pedagógicos, é um grande desafio para todos os que fazem a escola, mas é de fundamental importância rever o planejamento curricular, integrando-o aos novos recursos, só assim, talvez um dia a educação seja verdadeiramente de qualidade.

Anônimo disse...

Nós educadores passamos exatamente por esse momento que o professor Moran coloca no texto, vemos e sentimos que o computador ao longo do tempo tem servido mais para ilustrar o conteúdo do professor e não tem conseguido criar novos desafios didáticos, ou seja, não encantamos os nossos alunos só com a voz, o giz e o quadro, os mesmos precisam ter mais encantamento para com a sala de aula, tornando-a um ambiente mais agradável visto que, ultimamente as nossas aulas são monótonas, sem atração, eles gostam de novidade e movimento.Fazemos esses cursos com o objetivo de transformarmos tal realidade.

Anônimo disse...

Os professores das Universidades e escolas precisam aprender a gerenciar e integrar de forma equilibrada e inovadora a internet as novas tecnologias. Primeiro deve-se criar uma nova sala de aula com diferentes atividades. Depois os alunos são levados aos laboratórios conectados à internet. Em terceiro são desenvolvidas atividades nos ambientes virtuais de aprendizagem. Nesses cursos deve-se prever os espaços e tempos de contato com a realidade, na experiência de inserção em ambientes profissionais. Contudo, o mais importante hoje é planejar e flexibilizar o tempo de presença e de aprendizagem, nas salas virtuais, e como integrar de formas diferenciadas esse espaço de tempo.

Anônimo disse...

O texto nos faz ver com clareza a importância da preparação dos professores para atuar no mundo virtual. O professor esta sendo desafiado como nunca. Há informações demais visões diferentes do mundo. Educar hoje, é mais complexo porque a sociedade esta complexa também, as tecnologias estão um pouco mais ao alcance do professor e aluno.Antes o espaço de atuação do professor era só sala de aula, hoje precisa gerenciar as atividades a distância. Precisamos estar preparados, motivados, bem remunerados e com a formação pedagógica atualizada, isso é incontestável.
O professor no mundo tecnológico deve interagir com os alunos, os novos conhecimentos para que venham se apropriar desses conhecimentos de maneira positiva, onde a relação professor x alunos não seja afetada.
O professor não deixar que a internet ocupe seu espaço, pois nada substitui a necessidade do contato pessoal. O conhecimento adquirido nesse curso pode ser usado nas atividades. Assim possibilitando a troca de comunicação no nosso circulo de amizade, enfim veio a somar.